Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Menino Jesus, em Belém.
Ignora-se a proveniência dos Reis Magos, este episódio foi apenas relatado no Evangelho de S. Mateus e, mesmo assim, de forma muito resumida e vaga. A designação “Mago” referia-se a sábios ou eruditos, sendo usada também para designar os astrólogos. Isto fez com que, inicialmente, se pensasse que estes magos eram sábios astrólogos, membros da classe sacerdotal. Posteriormente, a Igreja atribuiu-lhes a designação de “Reis”.
Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica. Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior), tendo-se também atribuído a cada um características próprias.
Belchior (ou Melchior) seria o representante dos europeus e descenderia de Jafé; Gaspar representaria os asiáticos e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria os africanos e descenderia de Cam. Estavam assim representadas todas as raças bíblicas (e as únicas conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas. Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Menino Jesus.
Esta ideia só surgiu no século XV, assim só a partir deste século é que se começou a considerar que Baltasar era africano negro, de forma a que se pudesse abranger as principais etnias humanas.
Jafé, Sem e Cam são os 3 filhos de Noé, que segundo o Antigo Testamento representavam as 3 partes de mundo conhecidas naquele tempo (Europa, África e Ásia) e que povoaram o mundo após o dilúvio, representantes das três “raças”.
O dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus. Em alguns países como em Espanha, é no dia 6 de Janeiro que se entregam os presentes.
Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:
• Ouro (oferecido por Belchior
• Incenso (oferecido por Gaspar
• Mirra (oferecido por Baltasar
Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).
Coloca-se a questão de saber como é que os Reis Magos associaram o aparecimento da Estrela com o nascimento de Jesus. A verdade é que existem várias teorias, mas não há como saber qual delas é a correcta. Uma dessas teorias considera que os Reis Magos descobriram a relação entre o novo astro e o nascimento de Cristo.
Mais explicações sobre esta questão e outras relacionadas com os Reis Magos são dadas através de textos apócrifos, isto é, textos não reconhecidos pela Igreja. Contudo estes textos foram, de um modo geral, escritos nos séculos II e III da era cristã, para preencherem lacunas sobre a vida de Jesus e de outras personagens do Novo Testamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário