quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Imagens do telescópio Hubbe


O telescópio espacial Hubble pode ter os dias contados, mas continua a surpreender. Com 15 anos de actividade e 700 mil imagens captadas do cosmos, a NASA divulgou mais duas novas e surpreendentes fotografias.
Por altura do 15º aniversário do maior telescópio espacial, o Hubble, a NASA divulgou mais duas novas e surpreendentes fotografias.
Tratam-se de dois dos mais reconhecidos objectos captados pelo telescópio - a Galáxia Whirlpool (Spiral Galaxy M51 ), com um remoinho central amarelado que abriga estrelas antigas, e a Nebulosa Águia (Eagle Nebula), também chamada "Pilares da Criação", que mostra uma coluna de gás densa composta de raios ultravioleta e um grupo de enormes estrelas.
As imagens foram captadas com uma nova câmara, The Advanced Camera for Surveys (ACS) e, segundo informações oficiais divulgadas pela NASA e pela ESA, são de tal forma nítidas que, mesmo se forem aumentadas para o tamanho de um normal cartaz, continuam a ser detectáveis pormenores surpreendentes.

 Em 1990, o Hubble foi lançado a bordo da Discovery e instalado no espaço, tornando-se num dos maiores telecópios existentes ao serviço da ciência. O Hubble ajudou os astrónomos a descobrir novas galáxias, a compreender a formação das estrelas e revelou imagens inéditas e surpreendentes do nosso universo.
Apesar deste percurso revelador, o tempo de vida do telescópio foi programado para durar 15 anos. Ainda assim pode resistir mais cinco anos, caso sejam efectuadas as polémicas revisões de que necessita.

Enquanto a NASA decide se há vida além do Hubble, eis que o "velho" olho gigante do espaço volta a surpreender os mais cépticos com mais duas fotografias que figuram num álbum com mais de 700 mil imagens captadas do cosmos.



Imagens do Hubble.

Sem comentários:

Enviar um comentário