segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Adolescentes lançam livro de contos inéditos

Um grupo de alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Vizela criou um livro infanto-juvenil de histórias originais, que acaba de ser lançado. "Tempo de Ler" reúne 22 histórias que os alunos desenvolveram.
"Quando a professora deu a ideia, nós apoiámos de imediato", recorda Joana Marques, aluna de 15 anos, entusiasmada com o resultado final de um trabalho desenvolvido ao longo do último ano lectivo e que contou com outras acções ligadas ao conto.
"Durante o ano desenvolvemos outro projecto que consistiu em contar histórias às crianças da EB 1 de S. Miguel e foi muito enriquecedor", revela, por sua vez, Jessica Oliveira.
Com ilustração a cores e prefácio de Cristina Paúl, professora de Área de Projecto, o livro "Tempo de Ler" acaba de ser lançado, destinado ao público infanto-juvenil. "São histórias que falam de Vizela, de valores e de assuntos que interessam à generalidade das crianças e adolescentes", explica, em jeito de resumo, a docente Cristina Paúl.
As 22 histórias do livro versam sobre os mais diversos temas, tendo em comum o espaço físico, Vizela, e os valores da solidariedade, do altruísmo e da igualdade.
"A minha história fala de Vitória, uma menina cigana que encontro na rua e decido acolher em minha casa, mas que não é aceite pelos meus pais. No desenrolar da história, faço de tudo para que não cometam essa injustiça e um dia sou surpreendida quando chego a casa e encontro a Vitória à mesa com os meus pais", revela Inês Sousa. Outro conto fala sobre o analfabetismo contando a história da avó que, por diversas infelicidades da vida, nunca teve oportunidade de aprender a ler nem escrever, para seu grande desgosto, um tema escolhido por Beatriz Lopes. Para o colega de aventura literária, Miguel Faria, "o livro nasceu do fruto da nossa amizade. Somos muito unidos", orgulha-se o aluno.
"É muito importante pôr os miúdos a criar em português, o que quer que seja. E decidi propor-lhes a criação de um livro na Área de Projecto. Tem de ser uma disciplina que lhes permita crescer, incentivando-os a acreditar que são capazes e que não há impossíveis", realça Cristina Paúl. O livro está à venda na Escola Secundária de Vizela.

Sem comentários:

Enviar um comentário