No século VII, apareceu uma nova religião na Península da Arábia – o islamismo. Os Árabes converteram-se a essa nova religião pregada por Maomé.
Ele pedia aos muçulmanos, que espalhassem a sua mensagem a todos os outros povos.
Para pregar a sua religião e para aproveitarem as riquezas de novas terras, os muçulmanos conquistaram muitos territórios.
Em 711, comandados por Tarik, os Muçulmanos atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica.
Abdulaziz conquistou a Lusitânia e a Cartaginense, regiões da Península Ibérica, saqueando as cidades do Norte e atacando todos os que lhe tentavam resistir. Não conseguiu, porém, conquistar uma parte das Astúrias, no Norte, onde se refugiou um grupo de visigodos sob o comando de Pelágio que lhe ofereceu resistência. Este grupo de visigodos refugiava-se numa caverna.
Por vezes, Pelágio (chefe do grupo) e seus companheiros desciam das montanhas em investidas para atacar os acampamentos islâmicos ou as aldeias despovoadas de cristãos. Um desses ataques, designado de Batalha de Covadonga, marcou, segundo muitos historiadores, o início da Reconquista (movimento cristão protagonizado pelos Visigodos no séc. VIII para recuperar as terras da Península Ibérica que tinham sido conquistadas pelos muçulmanos).
A Reconquista durou muitos séculos e só em 1492 os invasores muçulmanos foram definitivamente expulsos da Península Ibérica. Mesmo assim, tiveram uma grande influência no modo de vida das populações, como por exemplo, nas construções dos edifícios, visíveis a sul do Rio Tejo, na agricultura, na medicina, na astronomia e na geografia.
E tu, consegues dar mais exemplos da influência muçulmana na Península Ibérica?
Por: André Mariano
Sem comentários:
Enviar um comentário