sexta-feira, 25 de junho de 2010

Centauro, Tritão , Hárpia e Grifo no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos

CENTAUROS


Os centauros eram uma raça de monstros que, segundo a crença, habitava as regiões montanhosas de Tessália e Arcádia. Eram normalmente representados com forma humana da cabeça até à cintura, e com o corpo e pernas de cavalo.



Tritão


O tritão original era um benéfico deus dos abismos marinhos, filho de Poseidon, deus do mar, e de sua mulher Anfitrite. Ajudou os argonautas na procura do Velo de Ouro.

A sua variante feminina são as sereias, que dentro de suas múltiplas habilidades, podem trocar de forma. A imagem mais comum na Antiguidade Clássica, foi a de mulher-ave, conhecida também como Hárpia, para só na época medieval se ter convertido em mulher-peixe.




Hárpias

A sereia-hárpia, cuja imagem apresenta um rosto de mulher e o resto de uma ave rapina, personifica as tempestades e a morte, sendo encarregada de raptar os seres humanos para  oferecê-los ao deus do inferno.



Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia seu ninho perto de tesouros.A figura do grifo surgiu no médio Oriente onde babilónios, assírios e persas representaram -no em pinturas e esculturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário