sexta-feira, 25 de junho de 2010
Centauro, Tritão , Hárpia e Grifo no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos
CENTAUROS
Os centauros eram uma raça de monstros que, segundo a crença, habitava as regiões montanhosas de Tessália e Arcádia. Eram normalmente representados com forma humana da cabeça até à cintura, e com o corpo e pernas de cavalo.
Tritão
O tritão original era um benéfico deus dos abismos marinhos, filho de Poseidon, deus do mar, e de sua mulher Anfitrite. Ajudou os argonautas na procura do Velo de Ouro.
A sua variante feminina são as sereias, que dentro de suas múltiplas habilidades, podem trocar de forma. A imagem mais comum na Antiguidade Clássica, foi a de mulher-ave, conhecida também como Hárpia, para só na época medieval se ter convertido em mulher-peixe.
Hárpias
A sereia-hárpia, cuja imagem apresenta um rosto de mulher e o resto de uma ave rapina, personifica as tempestades e a morte, sendo encarregada de raptar os seres humanos para oferecê-los ao deus do inferno.
Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia seu ninho perto de tesouros.A figura do grifo surgiu no médio Oriente onde babilónios, assírios e persas representaram -no em pinturas e esculturas.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Aviso
AVISO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO:
Reunião com o director de turma para entrega de notas de períoso/final de ano dia 1 de Julho às 12h30m Bloco C sala 2
Reunião com o director de turma para entrega de notas de períoso/final de ano dia 1 de Julho às 12h30m Bloco C sala 2
Scriptorium Medieval - exposição no Palácio do Beau Séjour
A visita de estudo foi decidida mesmo em cima da hora. Foi o João Elias que trouxe um prospecto que chamou a atenção do professor Miguel. Foi preciso procurar saber na Direcção da escola se podiamos fazer uma aula no exterior, pedir autorização aos encarregados de educação através da caderneta no dia anterior .Hoje depois das assinaturas verificadas, descermos a rua em frente à escola, cortámos à direita e entrámos num espaço lindíssimo de Lisboa - o palácio do Beau Séjour. Que bom! E tinha um jardim...e com lagos para explorar, e que gira a casa...
A foto de grupo para mais tarde recordar...
Preenchimento de um auto-avaliação enquanto esperávamos que as simpatiquíssimas funcionárias deste espaço cultural da Câmara Municipal de Lisboa, nos digam se é possível fazer a visita guiada e respectivo ateliê.
Fomos ver umas rãs ali num sítio que eu cá sei...
Uns joguinhos ao ar livre , com um dia de sol destes até apetece...
Agora vamos aprender ou melhor rever... afinal já tínhamos falado nas aulas de HGP, da escrita medieval, das iluminuras e dos monges copistas; a verdade é que ninguém tinha visto e tocado num pergaminho, nem numa pena para escrever.Este power-point era tão bem feito que ficaram todos muito atentos.
Agora estamos quase a fazer um desenho ...a tensão aumenta.
Que bom! Mãos à obra com os lápis, as folhas e as tintas mesmo à frente de todos ...VIVA!
A equipa de animadoras que eram de uma grande simpatia e duas delas até se vestiram de freiras para dar um ar mais real.
Uma aula /visita bem passada.Ainda bem que viemos.
Agora rápido que temos de ir para a aula de Inglês...
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Banda desenhada na aula de Língua Portuguesa
Rodrigo e João Elias
Catarina
Bruna
Miguel e Dinis
Ana nº1 e Ana nº2
Valéria, Iolanda e Andreia
Maria
Guilherme e Yongjiao Xia
André e João Teixeira
Hugo
Marta e Tatiana
Subscrever:
Mensagens (Atom)