As raias parecem folhas gigantes flutuando no mar; milhares delas são vistas todos os anos, no litoral do México. A cena espectacular foi capturada quando essas magníficas criaturas, fizeram uma das suas migrações.Deslizando silenciosamente debaixo das ondas, elas transformaram vastas áreas de água, num "puzzle dourado" em movimento, enquanto se agrupam no norte da Península de Yucatão no México. Sandra Critelli, uma fotógrafa amadora, encontrou este espectáculo da natureza enuanto procurava por tubarões baleia. A fotógrafa referiu: "Foi uma imagem inacreditável, muito difícil de descrever. A superfície da água foi coberta por vários tons de ouro que pareciam uma camada de folhas de outono movidas pelo vento! É dificil de dizer exactamente quantas raias havia, mas deveriam ser milhares delas."'Fomos cercados por elas e também podíamos ver muitas à superfície da água. Eu tive muita sorte de estar lá para poder presenciar o melhor que a natureza tem para oferecer.'
Esta espécie de raia pode medir até 2 metros. As raias douradas também são conhecidas como raias de nariz de vaca. Elas têm barbatanas peitorais ponteagudas que se separam em dois lóbulos na frente das suas cabeças altas, que fazem com que elas se pareçam com uma vaca. Apesar de poderem dar ferroadas venenosas, elas são tímidas e não ameaçam ninguém quando se reunem em grande quantidade.
A população do Golfo do México migra em grupos de até 10.000 indivíduos e percorre uma viagem de quilómetros, que parte da Flórida (EUA) até ao Yucatão.
Outras fotos da fotógrafa - clica aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário